O que é SPDA? Descubra tudo sobre o popular para-raios.

O que é Laudo de SPDA? A imagem mostra edificações sofrendo descargas atmosféricas.
O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), popularmente conhecido como para-raios, é um sistema completo destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas. Leia mais!

O que é SPDA?

O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), comumente conhecido como para-raios, é um sistema completo destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas. Diante disso, a instalação do SPDA é uma exigência do Corpo de Bombeiros, regulamentada pela ABNT segundo a Norma NBR 5419/2005. Ela tem como objetivo evitar e/ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, já que podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e, até mesmo, risco à vida de pessoas e animais. Agora que sabemos o que é SPDA…

Como saber se meu condomínio precisa de um SPDA?

Segundo a norma NBR-5419 (atualizada em 2015), é necessário que seja feita um Análise de Riscos no local, levando em conta equipamentos eletrônicos, perdas financeiras, riscos de vida, índice de incidência de raios na região entre outros, ou seja, é feito um cálculo para avaliar a obrigatoriedade, logo se seu prédio não possui um SPDA, obrigatoriamente deverá possuir essa metodologia de avaliação no local com uma ART (anotação de responsabilidade técnica) assinado por um engenheiro eletricista.

Quais são os riscos relacionados à Segurança?

Quando um raio atinge um edifício protegido, a descarga elétrica percorre o para-raios, atinge o sistema de cabos e segue até atingir o solo, onde se dissipa e perde a força. Sem essa proteção, ou com um sistema inadequado, o raio pode danificar a estrutura do edifício e percorrer as instalações elétricas. Ademais, a falha do SPDA também põe em risco os condôminos que estiverem circulando pelas dependências do condomínio no momento da queda do raio.

Veja abaixo algumas situações que podem ocorrer no seu condomínio caso o SPDA não esteja funcionando corretamente e a edificação sofra uma descarga atmosférica:

Riscos de Segurança - caso o SPDA não esteja funcionando. Risco de morte ou choques: xiste a possibilidade de que um morador ou funcionário seja atingido por um raio, caso esteja na cobertura e o local não conte com o aterramento adequado. Também há a possibilidade de pessoas tomarem choques enquanto manejam eletrônicos ligados na tomada, como secadores de cabelo e celulares carregando na tomada; Queima de equipamentos anto do condomínio (placa do elevador, portões elétricos, CFTV), quanto dentro das unidades (eletrônicos e eletrodomésticos ligados na tomada no momento da descarga); Seguro inválido: seguradora pode se negar a pagar a indenização ao condomínio caso fique comprovado que o SPDA estava fora dos parâmetros legais. O condomínio pode, porém, entrar com ação na Justiça, para que um perito judicial avalie o equipamento; Danos à estrutura da edificação: Sem um isolamento correto, um raio poderia romper, com uma explosão, a alvenaria do prédio, derrubando uma parte da estrutura.
Infográfico Riscos de Segurança – caso o SPDA não esteja funcionando.

 

Como evitar multas?

Com o intuito de manter as edificações brasileiras mais protegidas, na atualização da norma NBR-5419, tornou-se obrigatório a realização de uma manutenção preventiva que deverá ocorrer anualmente. Nesse sentido, é importante destacar a existência do Laudo de SPDA, que possui como objetivo inspecionar todo o sistema de proteção da edificação com o intuito de verificar a conformidade do sistema de para-raios, com a NBR-5419. Além disso, os condomínios deverão ter instalado um Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) em todos o quadros elétricos de suas áreas comuns.

Edificações: obra arquitetônica de grandes proporções; edifício, construção, casa, prédio.

Em conclusão, é fundamental que os administradores de condomínios trabalhem sempre visando a norma ABNT NBR-5419. Pois, não contar com um SPDA que esteja de acordo com a norma pode sair muito mais caro do que o valor da vistoria. Uma vez que, a falta de manutenção ou até inexistência do SPDA pode trazer prejuízos, acidentes e até risco de morte para quem vive no local.

Leia mais!

O que é um Laudo Elétrico?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *