fbpx

SPDA

O Brasil é  Pais com a Maior Incidência de Raios no Mundo!

0 .000.000
Raios caem todo ano no Brasil

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Grupo de Eletricidade Atmosférica

Além de causar, em média, 110 mortes por ano no Brasil, um Raio pode causar danos estruturais, e na parte elétrica do seu Estabelecimento!

MAS O QUE É EXATAMENTE UM SPDA?

O serviço de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), popularmente conhecido como sistema de para-raios ou projeto de para-raios, consiste na elaboração de um projeto que, além de precaver os estabelecimentos quanto a autuação de órgãos fiscalizadores e executores, evita e/ou minimiza o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, que podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e até mesmo, risco à vida de pessoas.

 O projeto de SPDA, consiste no dimensionamento de todo um sistema de segurança através das corretas especificações dos dispositivos de captação, descida e escoamento, conforme análise do gerenciamento de riscos do local, vide a mais nova norma NBR-5419/2015 técnica específica do serviço.

Se o sistema SPDA  já está instalado no estabelecimento, periodicamente devem ser feitos laudos e vistorias no “para-raio”, de modo a atestar a integridade de todos os sub-sistema: captação, descidas e aterramento, e sua adequação a quaisquer alterações em norma.

E QUEM PRECISA DE UM SPDA?

O serviço é recomendado para todas as edificações, porém a sua obrigatoriedade se dá conforme o cálculo de gerenciamento de riscos previsto na NBR5419/2015. Isto é, a verificação deve ser feita prévia ao início do projeto para que então, possa-se atestar a necessidade deste para o ambiente. Em estabelecimentos que já possuem o sistema, recomenda-se optar pelo laudo de SPDA. A EletroJr costuma atender com o SPDA em Salvador os seguintes seguimentos com mais recorrência.

  • Restaurantes e lojas;
  • Instituições de ensinos;
  • Supermercados e centros comerciais;
  • Edifícios empresariais;
  • Edifícios residenciais;
  • Postos de combustíveis;
  • Hospitais e unidades de saúde.
Descargas atmosféricas atingindo SPDA de edifícios

O QUE CARACTERIZA UM BOM SPDA?

Descidas Íntegras e Bem Espaçadas

As Descidas são uma parte importante do Projeto de SPDA. Elas conduzem o Raio até o Solo, e para fazer isso elas devem ser bem projetadas e espaçadas, a fim de evitar acidentes, e garantir a segurança das pessoas na edificação.

Malha de Aterramento Uniforme

A Malha de Aterramento garante que o raio será dissipado para a terra, e que não haverá danos em quaisquer equipamentos elétricos.

Captor com Altura e Posicionamento Adequados

O captor, que normalmente fica localizado no topo da edificação, tem que ser dimensionado com um altura tal que consiga proteger o prédio inteiro, e numa posição estratégica para que tenha a menor altura, evitando assim mais gastos.

Laudo Ataualizado

Um bom projeto de SPDA necessita de manutenção e vistoria. Para isso serve o Laudo de SPDA, para atestar que o SPDA da edificação está funcionando bem.

Análise de Riscos Detalhada

Um bom SPDA tem origem em uma análise de riscos detalhada, para que o sistema esteja dimensionado corretamente, para que não haja nem um superdimensionamento, nem um subdimensionamento.

QUEM SOMOS?

Somos a EletroJr: Empresa de Engenharia Elétrica da UFBA. Primeira Empresa Junior de Engenharia Elétrica do Nordeste e uma das maiores do Brasil.

Nossa fundação ocorreu em 11 de Abril de 2002, ou seja, temos 18 anos de experiência no mercado, realizando serivços de eficiência energética, segurança e construção e reforma.

Trabalhamos na nossa sede que é situada dentro da escola politécnica da UFBA, no sétimo andar, onde realizamos diversas capacitações para nossos membros, e proporcionamos um ambiente profissional para o trabalho, com os melhores softwares para engenharia do mercado.

 

DIFERENCIAIS

Garantia das condições de segurança mínimas e legais previstas na norma NBR-5419/2015;

Preço acessível para todos, por se tratar de uma empresa júnior;

Laudo completo, detalhado, com respaldo da norma e de fácil entendimento.

Experiência em laudos complexos, como Farol da Barra, loja de fogos de artifício, grandes condomínios.

Praticidade nas ações de instalação, manutenção ou reforma, caso necessárias;

Minimização de riscos de incêndios, choques, queima de aparelhos, etc;

ESCOPO

  • Gerenciamento de riscos;
  • Memorial de cálculo-descritivo de dimensionamento e dispositivos do sistema de proteção contra descargas atmosféricas;
  • Plantas baixas, cortes, fachadas e detalhamentos da edificação e dispositivo do sistema;
  • Lista de materiais;
  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do projeto.

O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES?

"Eu tinha receio de que não fosse conseguir cumprir com o prazo de uma notificação que havia recebido do Ministério do Trabalho e Emprego, mas a equipe me surpreendeu com a velocidade com que finalizou o meu trabalho."
Paulo Silva Campos

Atendimento Telefônico/E-mail

Segunda a Sexta – 08:00 as 17:30

contato@eletrojr.com.br

(71) 98684-3341

PREENCHA AS INFORMAÇÕES PARA OBTER SEU ORÇAMENTO!

FAQ

Esta seção foi pensada para responder as dúvidas mais frequentes relacionadas ao projeto de SPDA (sistemas de proteção contra descargas atmosféricas) e laudo de SPDA que recebemos de clientes. Caso sua dúvida não seja contemplada por essa lista, sinta-se convidado a entrar em contato com nosso setor comercial, através do número de telefone (71) 98684-3341 ou pelo email contato@eletrojr.com.br.

Sim! Ao contratar o serviço de SPDA, você também receberá o documento do laudo, com toda a análise de riscos detalhada.

Sim, é possível! Inclusive é recomendado que antes da execução de um projeto de SPDA seja realizado um Laudo para atestar se realmente é necessário a troca do sistema, ou se o problema pode ser sanado apenas com manutenção.

A necessidade de um para-raios se dá conforme os cálculos de gerenciamento de riscos, previstos na norma NBR5419/2015. Porém, para toda edificação que procura uma maior segurança, o serviço é recomendado.

A EletroJr realiza o projeto, mas a parte da implementação é normalmente oferecida através de empresas parceiras. É necessário verificar com o setor comercial se para o tipo de projeto que será contratado essa opção está disponível.

O fato de possuir prédios mais altos ao redor influência na análise de riscos, porém não é fator determinante. Apenas analisando o caso e realizando os cálculos de gerenciamento de riscos previstos na norma NBR5419/2015 é possível afirmar com certeza que não haverá a necessidade de SPDA.

Sim, o projeto de SPDA é eficaz e seguro pois garante uma margem de segurança predeterminada pela norma.

É utilizada a norma NBR5419

A EletroJr não realiza manutenção e instalação, apenas o projeto. A depender do projeto, está disponível a venda em conjunto com a instalação através de empresas parceiras.

A necessidade do projeto se dá conforme os cálculos de gerenciamento de riscos previstos na norma NBR5419/2015. Porém, prédios com mais de 15 andares, ou que tenham materiais explosivos, ou que possuem muitos funcionários, ou moradores, costuma ter essa necessidade.

O risco é minimizado através das técnicas e parâmetros disponibilizados na norma e em conformidade com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e em estudos da comissão eletrotécnica internacional. O risco, apesar de continuar existindo, será reduzido a probabilidades muito baixas.

O tipo de SPDA será definido com base no gerenciamento de risco do local previamente ao início do projeto, numa análise de custos, levando em conta aspectos de segurança, restrições físicas e questões de ordem práticas características à cada local.

O Laudo é necessário para atestar a integridade do sistema, quando um sistema de SPDA já existe no estabelecimento. Caso o cliente não possua um sistema de SPDA anteriormente ou precise realizar alguma adequação à norma ou reforma, é preciso realizar um projeto de SPDA.

Sim, conforme determinação da NBR 5419. O período é anual em locais muito expostos a corrosão atmosférica, ou seja, em qualquer cidade litorânea, como Salvador. Além disso locais que armazenam munições ou explosivos também necessitam de renovação anual. Em outros locais, o período é de 3 em 3 anos.