fbpx

SPDA

O Brasil é  Pais com a Maior Incidência de Raios no Mundo!

0 .000.000
Raios caem todo ano no Brasil

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Grupo de Eletricidade Atmosférica

Além de causar, em média, 110 mortes por ano no Brasil, um Raio pode causar danos estruturais, e na parte elétrica do seu Estabelecimento!

MAS O QUE É EXATAMENTE UM SPDA?

O serviço de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), popularmente conhecido como sistema de para-raios ou projeto de para-raios, consiste na elaboração de um projeto que, além de precaver os estabelecimentos quanto a autuação de órgãos fiscalizadores e executores, evita e/ou minimiza o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, que podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e até mesmo, risco à vida de pessoas.

 O projeto de SPDA, consiste no dimensionamento de todo um sistema de segurança através das corretas especificações dos dispositivos de captação, descida e escoamento, conforme análise do gerenciamento de riscos do local, vide a mais nova norma NBR-5419/2015 técnica específica do serviço.

Se o sistema SPDA  já está instalado no estabelecimento, periodicamente devem ser feitos laudos e vistorias no “para-raio”, de modo a atestar a integridade de todos os sub-sistema: captação, descidas e aterramento, e sua adequação a quaisquer alterações em norma.

E QUEM PRECISA DE UM SPDA?

O serviço é recomendado para todas as edificações, porém a sua obrigatoriedade se dá conforme o cálculo de gerenciamento de riscos previsto na NBR5419/2015. Isto é, a verificação deve ser feita prévia ao início do projeto para que então, possa-se atestar a necessidade deste para o ambiente. Em estabelecimentos que já possuem o sistema, recomenda-se optar pelo relatório das instalações do SPDA. A EletroJr costuma atender com o SPDA em Salvador os seguintes seguimentos com mais recorrência.

Descargas atmosféricas atingindo SPDA de edifícios

O QUE CARACTERIZA UM BOM SPDA?

Descidas Íntegras e Bem Espaçadas

As Descidas são uma parte importante do Projeto de SPDA. Elas conduzem o Raio até o Solo, e para fazer isso elas devem ser bem projetadas e espaçadas, a fim de evitar acidentes, e garantir a segurança das pessoas na edificação.

Malha de Aterramento Uniforme

A Malha de Aterramento garante que o raio será dissipado para a terra, e que não haverá danos em quaisquer equipamentos elétricos.

Captor com Altura e Posicionamento Adequados

O captor, que normalmente fica localizado no topo da edificação, tem que ser dimensionado com um altura tal que consiga proteger o prédio inteiro, e numa posição estratégica para que tenha a menor altura, evitando assim mais gastos.

Laudo Atualizado

Um bom projeto de SPDA necessita de manutenção e vistoria. Para isso serve o Laudo de SPDA, para atestar que o SPDA da edificação está funcionando bem.

Análise de Riscos Detalhada

Um bom SPDA tem origem em uma análise de riscos detalhada, para que o sistema esteja dimensionado corretamente, para que não haja nem um superdimensionamento, nem um subdimensionamento.

QUEM SOMOS?

Somos a EletroJr: Empresa de Engenharia Elétrica da UFBA. Primeira Empresa Junior de Engenharia Elétrica do Nordeste e uma das maiores do Brasil.

Nossa fundação ocorreu em 11 de Abril de 2002, ou seja, temos 18 anos de experiência no mercado, realizando serivços de eficiência energética, segurança e construção e reforma.

Trabalhamos na nossa sede que é situada dentro da escola politécnica da UFBA, no sétimo andar, onde realizamos diversas capacitações para nossos membros, e proporcionamos um ambiente profissional para o trabalho, com os melhores softwares para engenharia do mercado.

 

NOSSOS DIFERENCIAIS

Garantia das condições de segurança mínimas e legais previstas na norma NBR-5419/2015;

Preço acessível para todos, por se tratar de uma empresa júnior;

Laudo completo, detalhado, com respaldo da norma e de fácil entendimento.

Experiência em laudos complexos, como Farol da Barra, loja de fogos de artifício, grandes condomínios.

Praticidade nas ações de instalação, manutenção ou reforma, caso necessárias;

Minimização de riscos de incêndios, choques, queima de aparelhos, etc;

ESCOPO

O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES?

"Eu tinha receio de que não fosse conseguir cumprir com o prazo de uma notificação que havia recebido do Ministério do Trabalho e Emprego, mas a equipe me surpreendeu com a velocidade com que finalizou o meu trabalho."
Paulo Silva Campos

Atendimento Telefônico/E-mail

Segunda a Sexta – 08:00 as 17:30

contato@eletrojr.com.br

(71) 98800-2252

PREENCHA AS INFORMAÇÕES PARA OBTER SEU ORÇAMENTO!

    FAQ

    Esta seção foi pensada para responder as dúvidas mais frequentes relacionadas ao projeto de SPDA (sistemas de proteção contra descargas atmosféricas) e laudo de SPDA que recebemos de clientes. Caso sua dúvida não seja contemplada por essa lista, sinta-se convidado a entrar em contato com nosso setor comercial, através do número de telefone (71) 98684-3341 ou pelo email contato@eletrojr.com.br.

    Sim! Ao contratar o serviço de sistema de proteção contra descargas atmosféricas, você também receberá o documento do laudo, com toda a análise de riscos detalhada.

    Sim, é possível! Inclusive é recomendado que antes da execução de um projeto de SPDA seja realizado um relatório para atestar se realmente é necessário a troca do sistema, ou se o problema pode ser sanado apenas com manutenção.

    A necessidade de um para-raios se dá conforme os cálculos de gerenciamento de riscos, previstos na norma NBR5419/2015. Porém, para toda edificação que procura uma maior segurança, o serviço é recomendado.

    A EletroJr realiza o projeto, mas a parte da implementação é normalmente oferecida através de empresas parceiras. É necessário verificar com o setor comercial se para o tipo de projeto que será contratado essa opção está disponível.

    O fato de possuir prédios mais altos ao redor influência na análise de riscos, porém não é fator determinante. Apenas analisando o caso e realizando os cálculos de gerenciamento de riscos previstos na norma NBR5419/2015 é possível afirmar com certeza que não haverá a necessidade de SPDA.

    Sim, o projeto de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é eficaz e seguro pois garante uma margem de segurança predeterminada pela norma.

    É utilizada a norma NBR5419

    A EletroJr não realiza manutenção e instalação, apenas o projeto. A depender do projeto, está disponível a venda em conjunto com a instalação através de empresas parceiras.

    A necessidade do projeto se dá conforme os cálculos de gerenciamento de riscos previstos na norma NBR5419/2015. Porém, prédios com mais de 15 andares, ou que tenham materiais explosivos, ou que possuem muitos funcionários, ou moradores, costuma ter essa necessidade.

    O risco é minimizado através das técnicas e parâmetros disponibilizados na norma e em conformidade com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e em estudos da comissão eletrotécnica internacional. O risco, apesar de continuar existindo, será reduzido a probabilidades muito baixas.

    O tipo de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas será definido com base no gerenciamento de risco do local, realizado previamente ao início do projeto, numa análise de custos, levando em conta aspectos de segurança, restrições físicas e questões de ordem práticas características à cada local.

    O Laudo é necessário para atestar a integridade do sistema, quando um sistema de SPDA já existe no estabelecimento. Caso o cliente não possua um sistema de SPDA anteriormente ou precise realizar alguma adequação à norma ou reforma, é preciso realizar um projeto de SPDA.

    Sim, conforme determinação da NBR 5419. O período é anual em locais muito expostos a corrosão atmosférica, ou seja, em qualquer cidade litorânea, como Salvador. Além disso locais que armazenam munições ou explosivos também necessitam de renovação anual. Em outros locais, o período é de 3 em 3 anos.

    O laudo ou relatório de SPDA contém uma análise de riscos detalhada, informando se a classe do SPDA garante a proteção; informa sobre possíveis irregularidades nos sistemas de captação, descidas e aterramentos, e fornece a resistência de aterramento.

    Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial