DESCRIÇÃO

O serviço de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico consiste na elaboração de um projeto que garante a criação de um sistema preventivo de soluções eficazes a eventuais acidentes que possam ocorrer em um dado ambiente. 

Comumente chamada de PPCI, ou PSCIP, o projeto normalmente consiste em prever uma infraestrutura de extintores de incêndio, mangueiras e esguichos, sistemas de sinalização e iluminação de emergência, alarme de incêndio e sirenes, guarda-corpos e corrimãos. Além disso, dispõe de serviços de pintura de piso e posicionamento de tubulações de modo estratégico, treinamento de funcionários para brigada de incêndio, dentre outros. 

Como o serviço visa garantir as condições mínimas legais de segurança, o projeto de Prevenção e Combate a Incêndio segue criteriosamente as especificações estabelecidas no Decreto Nº 16302 de 27/08/2015 instaurado pelo Governo do Estado da Bahia garantindo lhe condições de possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o AVCB em Salvador.

PARA QUEM

O serviço é recomendado para todas as edificações, porém a sua obrigatoriedade se dá conforme análise das especificidades da edificação antes do início do projeto. No entanto, normalmente locais com armazenamento de material inflamável, grande afluência de público, estruturas isoladas, ou de grande altura são as que costumam precisar de um projeto com uma maior quantidade de medidas de segurança incorporadas devido aos critérios do laudo necessário para o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). 

Dito isso, seguem abaixo os estabelecimentos que procuram à EletroJr com mais recorrência.

Exemplo de Projeto de Prevenção e combate a incêndio

BENEFÍCIOS

Garantia das condições de segurança mínimas e legais previstas no Decreto Nº 16302 de 27/08/2015 instaurado pelo Governo do Estado da Bahia.

Praticidade nas ações de instalação, manutenção ou reforma, caso necessárias.

Facilidade com certificações no corpo de bombeiros, seguradoras e órgãos normalizadores, como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

ESCOPO

Os projetos de proteção e combate a incêndios possuem um escopo conforme o Decreto Nº16302 de 27/08/2015 instaurado pelo Governo do Estado da Bahia. Isto é, a depender do tipo deestabelecimento e suas características funcionais, arquitetônicas, demográficas e condiçõesclimáticas, o escopo do serviço deve variar. Porém, as medidas mais comuns de segurança, são:

O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES?

"Eu tinha receio de que não fosse conseguir cumprir com o prazo de uma notificação que havia recebido do Ministério do Trabalho e Emprego, mas a equipe me surpreendeu com a velocidade com que finalizou o meu trabalho me garantindo ótimas condições para receber o AVCB."
Paulo Silva Campos

Possui dúvidas relacionadas a este projeto?

Atendimento presencial/telefônico

Segunda a Sexta – 13h30 as 17h30

contato@eletrojr.com.br

(71) 98684-3341

Preencha as Informações para seu Orçamento

FAQ

Esta seção foi pensada para responder as dúvidas mais frequentes relacionadas ao projeto de proteção e combate contra incêndio (PCI) que recebemos de clientes. Caso sua dúvida não seja contemplada por essa lista, sinta-se convidado a entrar em contato com nosso setor comercial, através do número de telefone (71) 3283 9888 ou pelo email contato@eletrojr.com.br.

A EletroJr oferece preços muito inferiores ao preço de mercado, devido aos benefícios obtidos por ser uma empresa júnior de engenharia. Além disso, os Projetos de Combate a Incêndio são entregues de acordo com as preferências do cliente, como por exemplo através de prazos mais flexíveis que as empresas de mercado. Além disso, se for do desejo do cliente, o projeto pode ser contratado em conjunto com a instalação, através de empresas parceiras (verificar disponibilidade com o setor comercial).

São utilizadas as instruções técnicas (IT’s) do corpo de bombeiros da Bahia, bem como dezenas de NBR’s que tratam da proteção contra incêndio. Uma lista completa pode ser enviada através de uma requisição com o setor comercial.

O Projeto de Combate a Incêndio é obrigatório quando a classificação do local segundo as normas do corpo de bombeiros indica a obrigatoriedade. A EletroJr verifica a obrigatoriedade através da classificação do local antes da contratação do projeto, na etapa de orçamento. O projeto é necessário também para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Após a contratação do projeto de combate a incêndio, a EletroJr se encarrega de todas as etapas de comunicação com o corpo de bombeiros.

Não. A EletroJr se encarrega do envio do projeto de combate a incêndio ao corpo de bombeiros. Entretanto, a taxa de envio é paga pelo cliente e não está inclusa no contrato de serviço.

Provavelmente sim, mas depende da classificação do local. Contate nosso setor comercial para a realização de um orçamento, onde é feito a classificação e indicado se é necessário a realização de um Projeto de Combate a Incêndio.

Os custos com a instalação e o envio do projeto para análise e correção pelo corpo de bombeiros, que cobra uma taxa para isso. Essa taxa depende do estabelecimento.

A depender do ano, sim. Muitas das normas foram atualizadas diversas vezes pelo corpo de bombeiros.

A lista de sistemas e mecanismos de combate a incêndio variam com a classificação do local, que é feita por nosso departamento comercial, ao enviar uma proposta. Além de extintores e sinalização, podem ser necessárias saídas de emergência, sistema de sprinklers, controle de fumaça, brigada de incêndio e muitos outros mecanismos. Por esse motivo, é importante a realização de um orçamento gratuito com a EletroJr, para saber o escopo que o projeto deve englobar.