Quem nunca disputou uma tomada com alguém da família, não é mesmo? É sempre ruim se deparar com o seu celular, ou notebook, desligando porque não tem onde colocar o carregador. Mas, existem aparelhos que podem te ajudar. Alguns muito famosos, como o filtro de linha, ou mais conhecido como extensão. Leia abaixo e saiba mais!

Certamente algum dia você já procurou um equipamento que aumentasse o número de tomadas possíveis, seja no seu quarto, na sala ou até no banheiro.  Ao pesquisar na internet, você se deparou com três opções: filtro de linha, estabilizador e Nobreak. Mas e ai? Qual pegar?

Cada equipamento tem propósito principal, e estamos aqui para ajudá-lo a entender a função de cada um. Esperamos que consiga fazer a melhor escolha, e que entenda de uma vez por todas a diferença entre filtro de linha, estabilizador e Nobreak.

 

 

Filtro de linha

Se você quer apenas aumentar o número de tomadas e ganhar uma proteção extra aos equipamentos conectados, o filtro de linha é perfeito para você. Muitas vezes ele acompanha um fusível retrátil em seu interior. O fusível é um dispositivo de segurança responsável por manter a corrente elétrica que passa no filtro de linha abaixo de um certo limite, deste modo, caso haja um surto na rede elétrica ou até um curto circuito, os equipamentos conectados são desligados antes que sejam atingidos (Confira aqui mais informações sobre Curtoscircuitos). Todavia, apesar do alto nível de segurança, evite sempre utiliza-lo na ligação de equipamentos de alto consumo, dessa forma, evitará sobrecargas gerais.

Estabilizador

Os estabilizadores, além de possibilitarem o encaixe de mais tomadas e fornecer proteção contra sobrecargas da rede elétrica, faz com que os equipamentos conectados a ele trabalhem em uma faixa de tensão estável que, geralmente, vai de 110V a 120V. Os estabilizadores têm limites de potência que chegam, em sua maioria a 300W, os limites variam de acordo com o modelo (Entenda melhor a diferença entre tensão e corrente). Este limite de potência deve ser observado e adaptado ao seu uso, por isso, tome cuidado!

Nobreak

Os Nobreaks reúnem características presentes nos dois últimos equipamentos eletrônicos dessa postagem. Apesar disso, o que o torna mais caro que os demais? Nobreaks são equipados com baterias e circuitos inversores (entenda de forma mais detalhada os circuitos inversores), capazes de manter o funcionamento mesmo após uma queda de energia. Este tempo de “sobre-vida”, pode salvar a vida de um estudante que estava há horas realizando um trabalho para o colégio ou faculdade, ou até a vida de uma pessoa trabalhando em HomeOffice. É muito importante que siga a risca os limites de tensão dos nobreaks, caso contrário, há o risco de sobrecarga, e de mau funcionamento.

 

Esperamos que após este breve texto nós, da EletroJr tenhamos te ajudado a entender de uma vez por todas a diferença entre filtro de linha, estabilizador e Nobreak.