Etenda as diferenças entre filtro de linha, estabilizador e Nobreak

Certamente algum dia você já procurou um equipamento que aumentasse o número de tomadas possíveis, seja no seu quarto, na sala ou até no banheiro. Ao pesquisar na internet, você se deparou com três opções: filtro de linha, estabilizador e Nobreak. Mas e ai? Qual pegar?

Cada equipamento tem propósito principal, e estamos aqui para ajudá-lo a entender a função de cada um, ajudá-lo em sua escolha e a entender de uma vez por todas a diferença entre filtro de linha, estabilizador e Nobreak.

Filtro de linha/Estabilizador/Nobreak

 

Filtro de linha

Se você quer apenas aumentar o número de tomadas e ainda ganhar uma proteção extra aos equipamentos conectados, o filtro de linha é o item que você procura. Muitas vezes ele acompanha um fusível retrátil em seu interior. O fusível é um dispositivo de segurança responsável por manter a corrente elétrica que passa no filtro de linha abaixo de um certo limite, deste modo, caso haja um surto na rede elétrica ou até um curto circuito, os equipamentos conectados são desligados antes que sejam atingidos (Confira aqui mais informações sobre Curtoscircuitos). Porém, mesmo que o filtro de linha tenha um certo nível de segurança, ele não é recomendado em casos onde se liguem equipamentos de alto consumo, para que se evitem sobrecargas gerais.

Filtro de linha

Estabilizador

Os estabilizadores, além de possibilitarem o encaixe de mais tomadas e fornecer proteção contra sobrecargas da rede elétrica, faz com que os equipamentos conectados a ele trabalhem em uma faixa de tensão estável que, geralmente, vai de 110V a 120V. Os estabilizadores têm limites de potência que chegam, em sua maioria a 300W, os limites variam de acordo com o modelo (Entenda melhor a diferença entre tensão e corrente). Este limite de potência deve ser observado e adaptado ao seu uso, por isso, tome cuidado!

Estabilizador de tensão

Nobreak

Os Nobreaks reúnem características presentes nos dois últimos equipamentos eletrônicos dessa postagem. Mas o que o torna mais caro que os demais? Nobreaks são equipados com baterias e circuitos inversores (entenda de forma mais detalhada os circuitos inversores), capazes de manter o funcionamento mesmo após uma queda de energia. Este tempo de “sobre-vida”, pode salvar a vida de um estudante que estava há horas realizando um trabalho para o colégio ou faculdade, ou até a vida de uma pessoa trabalhando em HomeOffice. Os Nobreaks, assim como estabilizadores, possuem limites de tensão que devem ser seguidos à risca, caso contrário existirá o risco de sobrecarga, podendo causar mau funcionamento.

Nobreak
Nobreak

 

Esperamos que após este breve texto nós, da EletroJr tenhamos te ajudado a entender de uma vez por todas a diferença entre filtro de linha, estabilizador e Nobreak.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *