Como funciona a energia solar? Entenda o passo a passo!

Sistema de energia solar on grid

Você já se perguntou, como uma casa consegue energia elétrica apenas com a luz solar? Quer entender de forma rápida e direta o passo a passo de como funciona a energia solar? Então este texto foi feito para você, vamos explicar como a energia solar é transformada em eletricidade, quais os sistemas possíveis e como eles funcionam em dias nublados e chuvosos.  

COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR?

Ela funciona da seguinte forma: os painéis solares recebem a luz do sol e geram a energia que é “levada” até o inversor solar, responsável por converter a energia elétrica gerada para os atributos da nossa rede elétrica. A geração da energia ocorre por meio do efeito fotovoltaico.

O QUE É E COMO FUNCIONA O EFEITO FOTOVOLTAICO ?

O efeito fotovoltaico consiste na transformação da energia proveniente do sol em eletricidade, sendo esta conversão conseguida através de células fotovoltaicas.

Ele funciona com base no fenômeno que ocorre quando partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar, gerando um movimento dos elétrons, que cria uma corrente elétrica contínua, chamada de energia solar fotovoltaica.

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Os sistemas solares fotovoltaicos são a forma como conseguimos produzir e usufruir da energia solar fotovoltaica, existindo 3 formas de funcionamento:

 1. Sistema On-Grid

Este é um sistema conectado à rede que dispensa o uso de reserva, já que a energia produzida por ele pode ser consumida  pela carga da casa, ou injetada na rede elétrica.

 2. Sistema Off-Grid

Este é um sistema isolado, que produz energia elétrica apenas nas horas onde o sol está presente. Esse tipo de sistema precisa de um armazenador, que possibilita  ao usuário utilizar energia gerada em momento de necessidade, como à noite.

 3. Sistema Hibrido 

Este sistema tem sua operação simultânea, entre on-grid e off-grid, fazendo com que seu trabalho ocorra tanto conectado à rede, como com bancos de baterias.

COMO FUNCIONA O SISTEMA ON-GRID ?

 

Sistema de energia solar off grid

  1. Antes de mais nada, ocorre a captação da luz solar, feita através dos painéis solares, que gera uma energia contínua;
  2. Depois que é luz pré captada e transformada em energia elétrica, vem o inversor, que é responsável por transformar a energia continua em alternada;
  3. Em seguida, a energia vai para o quadro elétrico, que distribui para os cômodos da casa;
  4. Finalmente o excedente de energia vai para a rede de energia, que transforma a sobra em créditos que o proprietário pode utilizar.

 

COMO FUNCIONA O SISTEMA OFF-GRID ?

 

Sistema de energia solar on grid

  1. Assim como na on-grid, a captação é feita através dos painéis solares fotovoltaicos, gerando a energia de corrente contínua.
  2. Ao mesmo tempo que os painéis recebem a luz, ele manda a energia para o controlador de cargas, que é responsável por entregar uma tensão estável para o banco de baterias.
  3. Assim como no on-grid, o inversor vai transformar a energia continua oriunda das baterias.
  4. Do mesmo modo que o sistema anterior, após a conversão de energia, o inversor vai distribuir a corrente para toda a casa.

COMO FUNCIONA O SISTEMA HIBRIDO ?

Sistema de energia solar híbrido

Posteriormente, vimos que este sistema engloba o on-grid e o off-grid, que funciona com a junção dos passo a passo dos sistemas citados anteriormente.

Em relação ao sistema conectado a rede, o único acréscimo, é que ele apresenta o controlador de cargas, para transportar a eletricidade as baterias.

COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR EM DIAS DE CHUVA E À NOITE?

Antes de mais nada, é importante deixa claro que o sistema produz energia em períodos de chuva e nublados, a incidência de raios solares é menos intensa, mas as placas capitam esta radiação.

Em contrapartida à energia solar fotovoltaica não funciona à noite, mas a casa ou estabelecimento vai ser abastecida com eletricidade, já que tanto o sistema on-grid como o off-grid contém formas alternativas de abastecimento, uma oriunda da rede concessionaria e a outra, das baterias que armazenam a energia durante o dia.

QUER SABER MAIS SOBRE A ENERGIA SOLAR?

Leia nossos textos sobre como lucrar com a sua própria casa e de como conseguir financiamento para gerar sua energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *