Um Breve Guia Sobre Cabeamento Estruturado

Você conhece a história dos cabos submarinos?

Pois é, estes cabos, que já somam 1,2 milhão de quilômetros nos oceanos, iniciaram com uma série de fracassos e rompimentos e, hoje, seu sucesso deve-se à diversas melhorias de revestimento e transmissão. Então, será que a falta de otimização dos cabos do seu estabelecimento está freando seu avanço? Responda essas e outras perguntas descobrindo o que é Cabeamento Estruturado.

Cabeamento Estruturado

Com o aumento do uso de tecnologias no ambiente de trabalho, a busca por uma rede de cabo comercial só cresceu. No entanto, era comum, no passado, a utilização do cabeamento de ponto a ponto, o que significava que cada peça de hardware usava seu próprio cabo. Assim, o cabeamento, literalmente, ia de um ponto a outro.

Desse modo, nota-se que o esquema acima levaria a uma confusão de fios e cabos que poderiam ser acidentalmente desconectados e até apresentar um risco de segurança com eventuais tropeços.

Diante disso, a fim de acomodar a necessidade crescente de velocidade de rede e transmissão de dados, os sistemas de cabeamento estruturado entraram em uso e agora são a melhor solução para a rede de uma empresa ou campus.

Os sistemas de cabeamento estruturado são um tipo de solução de cabeamento de rede que organiza sua infraestrutura e prepara seu negócio para o futuro.

Visto que, ele acomoda qualquer novo equipamento adicionado e, assim, oferece suporte à quantidade crescente de dados que as empresas usam todos os dias. O que torna as coisas muito mais fáceis de gerenciar conforme sua empresa cresce.

Cabeamento estruturado
Cabeamento estruturado instalado

Principais características do Cabeamento Estruturado

O processo, que consiste em mapear e organizar os cabos de rede, permite a transmissão limpa de variados tipos de sinais elétricos, como: dados, telefonia, áudio, vídeo, segurança e controles ambientais. Assim, os funcionários deixam de reclamar da lentidão de rede, que muitas vezes ocorre em razão do cruzamento dos cabos, o que pode causar falhas.

Nesse sentido, o projeto deve promover a conexão destes sistemas ao mesmo tempo em que promove flexibilidade. O que permite mudanças ágeis e adaptáveis, sem perda de qualidade.

Isso significa que todas as alterações devem ser feitas sempre seguindo os padrões de documentação, identificação e flexibilidade. Por isso, diversas normas padronizam a confecção de um projeto desse porte.

Ou seja, a principal função do projeto é descomplicar a administração de dados, a manutenção e a resolução de problemas internos e externos de rede. Portanto, os produtos utilizados devem garantir a conectividade máxima entre os dispositivos, e suportar novas infraestruturas e ferramentas tecnológicas.

Além disso, este projeto é um investimento a longo prazo. Afinal, quando as instalações são realizadas de maneira correta e de acordo com as normas necessárias, elas duram pelo menos 10 anos. Sendo assim, a rede torna-se muito mais confiável.

 

Benefícios

Agora que você está por dentro do assunto, alguns benefícios do projeto podem ser elencados:

  • Reduz gastos mensais – O cabeamento estruturado é um sistema simples e organizado. Já que, ele pode reduzir os custos de energia e manutenção, além de evitar gastos de dinheiro com localização e consertos.
  • Elimina o tempo de inatividade – Há um alto risco de erro humano quando as pessoas gerenciam uma estrutura de cabeamento desorganizada. Esses erros podem causar interrupções no trabalho e inatividade da rede. Portanto, com o cabeamento estruturado qualquer possível falha se torna organizada e fácil de identificar, o que pode ajudar a reduzir esses riscos.
  • Poupa tempo – Ele é flexível e pode acomodar movimentos, acréscimos e alterações rapidamente. Por isso, economiza tempo de instalação e manutenção.

 

Subsistemas

Partindo para questões mais técnicas, o cabeamento estruturado se divide em 6 subsistemas em um edifício:

I. Entrada de facilidades

A entrada inclui o ponto de demarcação de rede, cabos, dispositivos de proteção, hardware de conexão e outros dispositivos que se conectam com os cabos das instalações do cliente.

II. Sala de equipamentos

É um local reservado para abrigar aparelhos e pontos de união de fiação. Sendo assim , ela é responsável por atender os usuários dentro do prédio ou campus.

III. Sala de telecomunicações ou gabinete

Esta sala deve ser uma área fechada. Visto que, ela é projetada para abrigar ferramentas próprias, terminações de cabos, conexões cruzadas e quadros de distribuição. Por isso, cada andar possui uma dessas.

IV. Cabeamento vertical

Este oferece a conexão entre instalações de entrada, salas de telecomunicações e salas de equipamentos. Portanto, ele, normalmente, é feito andar a andar, ou mesmo entre edifícios.

V. Cabeamento horizontal

É a ligação entre a área de trabalho e a conexão horizontal na sala de telecomunicações. Além disso, esse tipo de fiação geralmente passa acima do teto ou abaixo do chão.

VI. Área de trabalho

É um local onde as ferramentas de trabalho são usadas ​​para conectar o equipamento do usuário final à rede de comunicação.

Exemplo de Cabeamento Estruturado em um ambiente com 3 andares

 

Como é feito o projeto de Cabeamento Estruturado?

Ao contratar o serviço, quais os primeiros passos?

  • Visita técnica e coleta de dados;
  • Descrição do quadro de distribuição de sinais;
  • Definição dos subsistemas;
  • Análise de dispositivos, estrutura e a possibilidade de instalação do projeto;
  • Levantamento dos dados;
  • Mapeamento de rede;
  • Definição dos pontos de dados;
  • Levantamento das características do sistema;

 

O que será feito, então?

  • Planta baixa da rede estruturada, com a visão geral de todo o espaço;
  • Projeto de Cabeamento Interno primário e secundário, contendo o esquema principal e os acessórios;
  • Projeto de interligação;
  • Detalhes do projeto;
  • Simbologias, notas e identificação do cabeamento;
  • Diagrama Unifilar, que é a representação gráfica do projeto pronto;
  • Memorial Técnico-construtivo, nada mais é que um documento que traz em detalhes tudo que será executado em sua obra.

 

Encontrou o que buscava?

Agora que entendeu tudo sobre o projeto de Cabeamento Estruturado, você, certamente, encontrou o que faltava no seu negócio.

Contate a EletroJr e organize seu ambiente de trabalho! Temos uma equipe altamente qualificada e estrutura de trabalho ideal para realizar seus serviços. Não perca tempo!

Contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *