Laudo de Instalações Elétricas: algumas curiosidades

Seguir a regulamentação é sempre o melhor caminho para ter segurança. Mas, você sabe o que é preciso para se manter sempre em dia? Estou aqui para responder essa e outras questões.

O que é o Laudo de Instalações Elétricas?

Laudo Técnico, vamos primeiro entender o que significa. É um documento gerado após uma perícia feita no ambiente, para comprovar condições de periculosidade.

Para que você possa saber mais sobre o assunto, agora vou falar um pouco sobre NBR.

Muito provavelmente você já ouviu falar em normas regulamentadoras, elas têm o propósito de certificar a segurança e a saúde do trabalhador. Assim, a NBR (Norma Brasileira), estabelece as premissas e  condições básicas para que o profissional  lide com Instalações Elétricas, da forma mais segura possível. Sabendo disso, fica mais fácil entender que para a confecção de um Laudo, é preciso seguir essas normas. Confira duas delas:

  • A NBR 5410, que determina as condições básicas necessárias para o bom funcionamento de uma instalação elétrica de baixa tensão.
  • E temos também a  NBR 5413, ela trata da Iluminância de Interiores, a qualidade da iluminação pode afetar o desempenho dos trabalhadores e sua qualidade de vida.

Incêndios e sua prevenção usando o Laudo de Instalações Elétricas

O famoso curto-circuito tem inicio por causa de problemas nas instalações elétricas mas você realmente sabe o que ele é? Se sua resposta for não, fique tranquilo, ajudarei você a entender.

Vamos lá, um curto acontece quando uma corrente-elétrica com força acima do normal, percorre um circuito com elevada intensidade, gerando uma descarga que pode danificar esse circuito. Pois, costuma provocar explosões e faíscas. Sabendo disso, da para entender o porquê dele ser um dos principais causadores de incêndio.

Fios desencapados, fiações antigas ou algum erro de dimensionamento, costuma ser um os maiores vilões, pois é a partir deles que a possibilidade de um curto se torna real. Contudo, o Laudo de Instalações Elétricas surge, para assegurar que as normas do NR-10 sejam cumpridas, impedindo os curtos e por consequência, incêndios.

Como evitar multa

Vamos concordar que multa não costuma ser nosso melhor amigo não é mesmo? Para evitar ter que desembolsar um valor de em média  R$1.691,00 a R$4.929,00 (de acordo com a Portaria N°126/2005 e a N°143/2005 do extinto MTE) fique atento as informações a seguir.

Com o intuito de esclarecer algumas coisas para você, darei exemplos de instituições que exigem o Laudo: O Ministério da Economia/Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a Agência Nacional de Energia Elétrica(Aneel), e também o Corpo de Bombeiros. No entanto, essas instituições se baseiam em normas como a NR-10, a NBR 60439-3 e a NBR 5410-1, para aplicar multas. Com isso, para evitá-las, é necessário ter o Laudo de Instalações Elétricas. Pois, ele não só avalia o estado de uma edificação, mas também aponta soluções para a adequação as normas.

Aqui no nosso Blog, temos um E-book completo sobre Fiscalizações. Nele você vai encontrar mais informações sobre os principais Órgãos fiscalizadores e a preparação exigida por eles. Deslize para baixo e faça seu download.

Emissão do Laudo

Mas então, quem pode emitir o Laudo de Instalações Elétricas?

Um Engenheiro Eletricista deve assinar e construí-lo, pois é um relatório técnico. Do mesmo modo, os Eletrotécnicos, com registro no CFT(Conselho Federal dos Técnicos Industriais), também podem emiti-lo. A importância do Laudo é grande e precisa ter um ART(Anotação de Responsabilidade Técnica). Um ART é um documento indispensável, com ele é possível identificar a responsabilidade técnica, pelos serviços ou obras prestadas por profissionais ou empresas. Dando garantia à sociedade de que essas atividades são realizadas por um profissional habilitado.

Gostou de saber dessas curiosidades? Temos mais alguns posts interessantes para você:

Economia e Laudo de Instalações Elétricas da EletroJr: uma dupla inseparável

Internet lenta? Talvez o problema seja maior do que você pensa!

Projeto de instalações elétricas: como foi feito um projeto em 3 dias?

Problemas nas instalações Elétricas: Entenda a Solução dada para o TJBA

 

 

 

 


2 comentários

Escreva um comentário