Como foi feito o Laudo de SPDA para o Farol da Barra, ponto turístico soteropolitano?

para raios

Se você está lendo este texto é porque você sabe o que é um Laudo de SPDA. Caso você ainda não saiba, descubra o que é SPDA e tudo sobre o popular para-raios. O Laudo é um documento técnico que tem como objetivo demonstrar as condições atuais do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Continue a leitura e entenda como foi solucionado o problema com o Farol da Barra!

Nosso cliente

O Museu Náutico da Bahia é administrado pela Marinha do Brasil e está instalado no Forte de Santo Antônio da Barra, (conhecido também como Farol da Barra) e pode ser considerado a mais antiga edificação militar brasileira.

farol da barra

A construção do Farol é data de 1534 e o Museu Náutico da Bahia reúne um acervo recheado de história. Para exemplificar, não só apresenta uma coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, como também maquetes e miniaturas de embarcações de origens variadas.

O Farol da Barra transformou-se em um dos mais conhecidos cartões postais do Brasil! Ele, dentre suas peculiaridades, fornece aos visitantes uma visão de 360° da Baía de Todos os Santos e do mar aberto do Oceano Atlântico.

O desafio

O ponto turístico soteropolitano é uma edificação do tipo museu. Além disso, suas reuniões de público com até 800 pessoas tem tempo de 1:30h a 2:00h de visitação.

Esse fato de receber muitos turistas, faz com que o Farol da Barra precise estar sempre com sua edificação em ordem, a fim de garantir  o bom funcionamento das atividades que lá ocorrem e ainda a segurança de quem frequenta.

Certamente com o aumento das chuvas no Brasil se intensifica raios e trovões, por isso é importante tomar as medidas de proteção adequadas.

para raios farol da barra

A edificação, no entanto, apresentava um Projeto de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) antigo. Consequentemente não estava dentro dos padrões exigidos pela NBR-5419 já que as descidas de metal cru, serviam de apoio à rede de proteção contra quedas, feito de um material próximo ao policarbonato, assim realizando contato físico direto, o que não deveria ocorrer porque os condutores de descidas permitem a continuidade elétrica entre os captores e o sistema de aterramento. Dessa forma, se alguém tocasse nessas redes, acidentes poderiam acontecer!

Além disso, com relação à cobertura, majoritariamente feita de cerâmica, e um pico do farol com telhado metálico, devendo este ser substituído por material não metálico por apresentar algumas vantagens buscadas como o baixo peso, resistência a corrosão e resistência a alta temperatura. 

Dessa maneira, visando atualizar seu projeto SPDA, em junho de 2019 o Museu Náutico da Bahia procurou a EletroJr, que ofereceu a melhor solução: um Laudo de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

O projeto

De acordo com as especificações do cliente, foi constatado pela EletroJr que um LSPDA (Laudo de Sistema de proteção contra descargas atmosféricas) seria o ideal às suas necessidades.

Este Laudo garante que o SPDA do local está funcionando da forma correta, e que, em eventuais tempestades, o prédio estará protegido de raios e trovões e também aponta onde ficam as descidas do para raio.

O posicionamento delas é muito importante, visto que garantem a segurança dos moradores e o funcionamento devido do SPDA. Por isso, é sempre bom se manter atento se essas descidas estão próximas à janelas, ou se estão distribuídas de forma homogênea.

A solução

O projeto foi iniciado após o fechamento do contrato. Toda análise detalhada por nosso membro projetista foi realizada com base na norma NBR-5419, publicada no ano de 2015 e revisada em 2019.

Também, foi entregue uma planilha com análise de riscos ao cliente com os dados obtidos pelo terrômetro, um aparelho eficiente e com certificado. Depois disso, sabemos se precisava de um novo projeto de Para Raios. Vale dizer também que a visita técnica para este laudo foi realizada entre os dias 16/07/2019 à 30/07/2019 devidamente registrada e acompanhada de profissional responsável. 

Com esse projeto, o cliente pôde ter diversas garantias, que conferiam:

1 – Segurança da estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas;

2 – Segurança dos trabalhadores e daqueles que frequentam esse ponto turístico;

3 – Documento que permitiu uma visão detalhada das modificações que precisavam ser feitas, com suas justificativas pautadas nas normas vigentes.

Contate a EletroJr e tenha seu problema com para raios solucionado!

Passando por problemas parecidos? Quer se proteger contra descargas atmosféricas? Entre em contato conosco! Temos uma equipe altamente qualificada e estrutura de trabalho ideal para realizar seus serviços. Não perca tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *