Projeto de Iluminação: Entenda o que é um Luminotécnico!

projeto de iluminação reduz contas e leva beleza ao ambiente.

Você, em algum momento, já quis ter luzes econômicas, bonitas e bem distribuídas na sua casa? Sabia que existe um projeto de iluminação com essa finalidade? Leia mais para entender o que é um Luminotécnico!

Incandescentes, fluorescentes, LEDs. a tecnologia envolvida na criação de lâmpadas tem sido cada vez mais assertiva. Atualmente, possuímos luzes econômicas, duradouras e bonitas. No entanto, apesar de toda a beleza que trazem consigo, esses utensílios por si só não bastam para satisfazer requisitos econômicos e estéticos adequados. Um bom planejamento é extremamente essencial nesse sentido e, para isso, um projeto Luminotécnico é necessário.

O luminotécnico nada mais é que um projeto de iluminação, realizado pela engenharia elétrica para satisfazer alguns objetivos, que serão listados a seguir.

Benefícios de um Projeto de Iluminação

Eficiência Energética

Tabela de eficiência energética
                        O projeto luminotécnico faz parte da categoria de projetos voltados à eficiência energética

 

A primeira vantagem de se realizar um luminotécnico é econômico. Por ser um projeto, essencialmente, de eficiência energética, é responsabilidade dos membros projetistas realizarem todos os cálculos de acordo com a norma vigente, com a finalidade de encontrar o tipo ideal e a quantidade exata para cada local (saiba o tipo e quantidade ideal para o seu ambiente).

Dessa maneira, você consegue economizar, uma vez que sua sala de estudos ou cozinha, por exemplo, terá a iluminação adequada, o tipo de lâmpada mais econômico e a quantidade mínima necessária para o espaço.

 

Iluminação eficaz

Quarto iluminado
                                                      Locais bem iluminados proporcionam maior conforto

 

Outra vantagem importante desse projeto é que, ao desenvolvê-lo da maneira correta, o seu ambiente é iluminado exatamente da maneira que deveria ser, tornando qualquer ambiente mais agradável. Um quarto de estudos, por exemplo, terá uma distribuição de luminosidade diferente de uma sala de estar ou banheiro. O Luminotécnico proporciona esse cenário adequado, trazendo conforto para o ambiente.

 

Ambiente mais bonito

                                               Ambientes com uma iluminação planejada são mais bonitos

Por fim, sem sombra de dúvidas uma das grandes vantagens de se realizar um projeto luminotécnico é a beleza que ele proporciona. Casas, bibliotecas, restaurantes e muitos outros espaços se tornam infinitamente mais belos quando possuem lâmpadas bonitas e bem distribuídas. Fica fácil perceber o diferencial e sentir a delicadeza do ambiente.

 

Aprendeu um pouco mais com esse texto? Confira outros materiais do nosso blog:

 

Energia Solar: Aprenda a lucrar com a sua própria casa

A geração fotovoltaica no cenário global

Lâmpadas: saiba o tipo e quantidade ideal para seu ambiente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *