Dimensionamento elétrico: como evitar problemas?

dimensionamento elétrico

Você já entrou em um quarto com interruptor longe da porta de acesso? Ou teve que usar extensão porque só tinha uma tomada no quarto? E ao ligar o chuveiro elétrico as lâmpadas piscam ou enfraquecem?  Certamente todas essas situações dizem respeito ao dimensionamento elétrico de sua residência! 

Para Maiquel Moraes Lopes, eletricista e especialista Triider:

“O projeto elétrico ideal deve levar em consideração o ambiente e as suas necessidades , ou seja, quantos equipamentos serão ligados naquele cômodo e quais são os seus tipos. Além disso, também deve considerar o número de pessoas que usarão os ambientes e as atividades a serem desempenhadas por elas.”

 

“Além de seguir os padrões de segurança, objetivando economia e bom funcionamento, o projeto deve ser acessível, flexível e ter capacidade de reserva”

De acordo com o especialista temos que o projeto elétrico é muito importante! E podemos dizer que não só o planejamento dos ambientes, como cozinha e quartos merecem atenção para sua residência, mas também é importante saber quantos equipamentos serão ligados no respectivo cômodo e seus tipos; e ainda verificar quantos pontos de luz serão necessários.

Ainda podemos acrescentar que mesmo com materiais ótimos e de primeira qualidade, uma instalação elétrica mal dimensionada e mal planejada, pode não só gerar futuras despesas como também acidentes.

Vale lembrar que o projeto elétrico deve seguir a NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão. Esta norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.

Interruptor longe da porta de acesso?

Para solucionar esse impasse e atender a sua necessidade, o Three Way pode ser indicado. O interruptor Three Way ou paralelo, consiste em dois pontos diferentes (interruptores) para ligar ou desligar uma lâmpada.

Como ele pode ser instalado? Basta instalar dois interruptores Three Way em pontos diferentes e de acordo com sua preferência! O que o diferencia de um interruptor comum, é que existe um terceiro parafuso para que os fios sejam conectados. Caso já tenha um interruptor longe da porta, você pode colocar um Three Way perto da porta de acesso e assim terá dois pontos distintos para ligar a lâmpada de seu ambiente, por exemplo.

Como são instalados em locais diferentes, oferecem uma maior praticidade e conforto.

Como o dimensionamento elétrico pode contribuir para menos dor de cabeça?

dimensionamento elétrico

  • Mapeamento das Instalações. Com um projeto temos um dimensionamento elétrico adequado e tem-se a especificação de condutores, quantidades de circuitos para cada cômodo (tomadas e pontos de luz) e haverá um equilíbrio de cargas entre as fases;
  • Tomada de Uso Específico (TUE). Conforme a NBR-5410, qualquer equipamento elétrico que dependa de uma corrente nominal igual ou superior a 10A, como chuveiros e ar condicionados, precisa ter um circuito exclusivo. Isso significa que caso esses equipamentos sejam ligados numa tomada de uso geral (TUG), há risco de sobrecarga nas instalações elétricas.
  • Aterramento. O aterramento protege as pessoas e a sua residência pois fornece um caminho alternativo para a fuga de energia evitando que se concentre na parte metálica dos equipamentos podendo dar choque nos usuários. Em casas com idosos ou crianças, pode ser um problema grave. Além disso, a falta de um aterramento não só é um risco para a segurança das pessoas, mas também pode queimar aparelhos e comprometer toda a fiação da casa;
  • Uso dos multiplicadores de tomadas( “T”, “T-extensão”, ou em alguns lugares o “Benjamim”). O uso desses multiplicadores pode ocasionar um aquecimento do circuito elétrico e pode acabar em curto circuito. A partir de um projeto elétrico, podemos evitar essa situação alocando uma quantidade ideal de tomadas num ambiente;
  • Realização de manutenções e revisões. São fundamentais para garantia da seguranças das pessoas e do imóvel. Para mais informações sobre esse tópico, confira dicas com a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).

Saiba mais!

Consequências da não realização de um Projeto Elétrico.

Lâmpadas piscando ou enfraquecendo ao ligar o chuveiro elétrico? Entenda o motivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *