Você sabia que falhas humanas são uma das principais causas de incêndio nas grandes cidades? Além das causas naturais, como chuvas com raios, o ser humano é o principal responsável pela propagação descontrolada de fogo. Por isso, trouxemos algumas dicas de prevenção e combate a incêndio, para que você se previna e conscientize as pessoas mais próximas. Lembre-se, quanto mais soubermos, mais acidentes serão evitados!

Quais as principais causas de incêndio?

Temos, nos dias atuais, diversos fatores que podem contribuir com o surgimento de um foco de incêndio. Eles vão desde a falta de atenção em atividades cotidianas (esquecer o ferro de passar ligado, por exemplo), até mesmo a situações inesperadas, como uma sobrecarga elétrica numa rede pública.

O que é preciso entender, nesse sentido, é que dentre todos esses casos, muitos podem e devem ser evitados por meio de algumas práticas simples. Por isso, listaremos abaixo as causas mais comuns para que você fique atento:

1) Vazamento de gás de cozinha

Muitas casas e apartamentos ainda utilizam os fogões alimentados a gás como principal fonte de preparo dos alimentos. O problema é que, por vezes, a falta de atenção com a sua utilização pode custar a vida de muitas pessoas. Isso porque  o gás de cozinha é constituído de substâncias altamente inflamáveis que se propagam com rapidez pelo ar. Logo, quando esquecido, pode facilmente causar uma explosão.

2) Erro na instalação de um ar-condicionado

Esta outra causa não é tão óbvia, mas pode causar grandes problemas. É que, para economizar, muitas pessoas não contratam serviços de instalação de ar condicionado de qualidade, o que pode vir a sobreaquecer o circuito elétrico, ocasionando um incêndio. Dessa forma, buscar bons profissionais é sempre a melhor opção. Lembre-se, um bom dinheiro investido pode evitar muita dor de cabeça no futuro!

3) Instalações elétricas inadequadas

Esta causa pode atingir os mais diversos tipos de ambientes, que vão desde residências construídas sem um planejamento elétrico adequado, até a prédios antigos, que possuem fiação desgastada, sem passar por revisões e reformas há muito tempo. Nesse caso, é importante verificar as instalações elétricas da casa ou prédio, a fim de garantir a segurança de seus moradores.

4) Ausência de um projeto de prevenção e combate a incêndio adequado

Exigido por lei, o Projeto de Combate a Incêndio é extremamente importante para a segurança, principalmente, de prédios. Ele é um documento de segurança que tem por finalidade justamente a prevenção e combate a incêndio, por meio de medidas normativas que trarão segurança para o ambiente, seja ele residencial ou comercial. Ele funciona por meio de medidas que visam, sobretudo, adequar e normatizar soluções que diminuam significativamente os riscos de um acidente com fogo ocorrer.

 

Algumas dicas

Agora que já entendemos as principais causas de incêndios, vamos a algumas dicas valiosas para evitar esse perigo:

dicas-para-evitar-incêndio-eletrojr

Curtiu as dicas? Dá uma olhada em outros materiais sobre prevenção e combate a incêndio:

Combate a incêndio causado por ar-condicionado: Previna-se!

Fiscalização do Corpo de Bombeiros: evite problemas com o AVCB!

Consequências da não realização de um Projeto Elétrico