Descarga elétrica: usar o celular enquanto chove é perigoso? Saiba mais!

Será que realmente usar o aparelho celular durante chuvas intensas pode atrair uma descarga elétrica? Muitas pessoas morrem de medo que isso aconteça, mesmo não sabendo o real motivo. Continue lendo e entenda o mal entendido!

Celular carregando pode receber descarga elétrica.
A utilização de celulares durante chuvas intensas pode causar perigo ao usuário.

 

CELULARES ATRAEM DESCARGA ELÉTRICA (RAIO): MITO OU VERDADE?

Com certeza, em algum momento de sua vida, você escutou que não deveria utilizar aparelhos celulares durante uma tempestade. A nova geração cresceu ouvindo pais e mães falando que tais eletrônicos poderiam atrair raios, causando, inclusive, mortes. Por isso, muitos evitam essa prática e até mesmo repreendem outras pessoas apenas pelo que ouviram. Mas, será que isso é verdade?

De acordo com o professor de Engenharia Elétrica da UnB, Alcides da Silva, esta informação não passa de um mito. Em matéria publicada no Jornal IESB, ele afirma que tal imaginário provavelmente surgiu por conta dos telefones fixos, que são os reais vilões da história. Isso porque, quando uma descarga elétrica atinge a rede responsável pela distribuição de energia de uma casa, pode acabar se causando uma sobrecarga, que é passada através dos cabos de energia e, nesse caso, do telefone.

Os celulares, no entanto, não causam mal algum, desde que não estejam carregando. Nesses casos, a alta tensão causada pela descarga elétrica pode se propagar, atingindo o dispositivo móvel em questão. Por isso, evite usá-lo durante chuvas com raios e trovões!

 

Não danifique seus aparelhos!

O que a maioria das pessoas não sabe é que o maior problema, contudo, diz respeito aos danos que podem ser causados por esse tipo de sobrecarga. Quando isso acontece, aparelhos conectados como TVs e computadores podem sofrer algum dano, gerando uma enorme dor de cabeça.

Dessa maneira, é extremamente necessário que exista um aterramento adequado, assim como um sistema de para-raios eficaz, com a finalidade de que esse tipo de problema não ocorra, após uma possível descarga elétrica.

Além disso, medidas simples, como desligar os aparelhos da tomada e mantê-los aterrados (sem retirar o terceiro pino), podem fazer uma diferença enorme e economizar o dinheiro que você teria que gastar comprando novos aparelhos, ou consertando os antigos!

 

Leia mais! 

O que você sabe sobre para-raios? Saiba mais!

Por que carros nos protegem de raios?

SPDA: Uma fonte de segurança para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *