A geração fotovoltaica no cenário global

Atualmente, o direcionamento global para a as formas de produção de energia alternativa vem se intensificando, com um destaque muito grande para a geração por meio de fontes renováveis, como por exemplo a força das marés ou irradiação solar, sendo a opção fotovoltaica – geração por irradiação solar – uma das mais difundida e aprimorada nos últimos anos.

 

Em nosso país…

 

No cenário do Brasil, país que possui grande campo para a geração alternativa de energia, é notável o potencial para a energia fotovoltaica, já difundida entre as pessoas. Contudo, uma das grande barreira para a instalação da energia fotovoltaica no Brasil ainda é a sua densa carga tributária, o que torna, uma das opções mais rentáveis e com a melhor relação entre custo e benefício, cara e deficitária.

 

 

Onde é mais rentável?

 

Com o sistema fotovoltaico, é possível obter energia elétrica durante boa parte do dia. Ademais, isto ocorre, principalmente, em regiões onde a incidência solar é alta – a exemplo as regiões nordeste e centro-oeste e parte significativa da região norte do Brasil. Além disso, a irradiação solar pode ser usada para outras finalidades que podem ser atreladas ao processo fotovoltaico. Um exemplo é a utilização de coletores solares, que são aparelhos utilizados para aquecer a água para o banho nas residências ou para processos mecânicos nas indústrias.

 

 

Outros fatores que valem a pena ser realçados são o impacto ambiental e a capacidade da geração fotovoltaica. Em relação aos impactos ambientais, pode-se afirmar que são os menores possíveis comparados aos demais meios de produção de energia elétrica. Mas, ainda são perceptíveis, uma vez que as placas solares podem tomar boa parte da superfície da área de instalação. Em contrapartida, não geram gases nocivos ao meio ambiente e nem destroem áreas de florestas ou inundam planícies.

Outro fator de destaque é a capacidade para a geração de energia vinda do sol, que pode ser considerada infinita, uma vez que o processo de fusão existente no sol tem previsão de perdurar por milhões de anos.

 

O futuro é promissor para a geração fotovoltaica

 

Além disso, a COELBA, distribuidora local de energia do estado da Bahia, chega a oferecer descontos à compra de painéis solares.

 

 

Um bom indicador para os entusiastas da geração fotovoltaica foi a previsão do aumento de 50% da capacidade mundial de energia solar em 2016, a diminuição dos impostos sobre a geração de energia fotovoltaica no Brasil e a tendência que a sociedade vem tomando para esta incrível maneira de gerar energia elétrica.

 

Autor: Miguel Damásio

 

Textos relacionados:
  1. Microgeração fotovoltaica: Como conseguir financiamento para a obtenção de um projeto de energia solar
  2. Por que a Geração Fotovoltaica é uma solução viável?
  3. Minigeração: como economizar na conta de energia
  4. 4 formas de economizar na conta de energia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *