Padrão de entrada e sua importância nas instalações elétricas

Quando falamos de energia elétrica, surgem os questionamentos: de onde vem, como é gerada, ou como é transportada para a nossa casa? Ao sistema de geração, tratamento e transporte da energia elétrica damos o nome de sistema elétrico de potência. Ao transporte da energia até a nossa casa e à ligação do sistema residencial à rede elétrica da concessionária, fase que mais importa ao consumidor final, seja ele residencial ou comercial damos o nome de Padrão de Entrada.

 

Estruturas de Rede de Transmissão

 

A fim de evitarmos possíveis perdas de rendimento e dores de cabeça na chegada da energia em nossa casa, devemos ter o padrão de entrada bem projetado.

Padrão de Entrada

Requisitos do Padrão de Entrada

Vale ressaltar a importância do projeto, não por questões de eficiência na distribuição de energia, mas por questões de segurança. Além do que, uma vez que o padrão de entrada recebe energia em altas tensões, o seu planejamento é necessário para evitar qualquer dano a vidas humanas. Dessa forma, os projetos da devem seguir todas as normas técnicas de segurança especificadas pela COELBA, órgão controlador da distribuição da energia elétrica na Bahia. Assim, garante-se a facilidade de manutenções futuras, do quadro de medidores e dos barramentos.

Assim, para ter o seu projeto de padrão de entrada eficiente e com todas as normas de segurança atendidas procure a EletroJr, que possui mais de 18 anos de experiência no ramo.

Autores: Miguel Damásio, João Penelu

Textos recomendados:

  1. 4 formas de economizar na conta de energia
  2. Conta de luz cara? O que fazer?
  3. Você já ouviu falar em Projeto de Instalações Elétricas – PIE?
  4. Por que subestações são tão importantes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *