Dica: 4 formas para economizar na conta de energia

economia-energia-elétrica
Sempre que falamos em contas de energia, a lembrança dos aumentos das taxas e das “bandeiradas” na conta nos é recorrente.

Os aumentos são, muitas vezes, ocasionados por fatores externos ao consumo, como causas meteorológicas: chuvas, estiagens ou frente frias inesperadas. Se não podemos controlar o tempo, o que nos resta a fazer é economizar energia. Então, fique atento a nossas dicas:

Saiba como economizar na conta de luz, CLIQUE AQUI!

1 ) Prefira sempre o ventilador ao ar-condicionado para economizar energia

É inegável que a nossa região é uma região muito quente e não há nada melhor para combater o calor do que alguns aparelhos como ventilador ou o ar-condicionado. Porém, dentro dessas opções a diferença de consumo é muito alta.

Por exemplo, um ar-condicionado chega a consumir cerca de dez ou vinte vezes mais que um ventilador, sem falar que o ar-condicionado requer uma manutenção regular e caso não haja essa manutenção a saúde dos usuários é comprometida severamente. Dentre as opções, o ventilador sempre será a mais inteligente e econômica.

2 ) Use o banheiro conscientemente

Quando se fala em banho com eficiência energética, uma das primeiras coisas que nos vêm a cabeça é a ideia de tomar banho frio, o que é uma excelente prática, seja para a saúde do indivíduo ou para a saúde do bolso do indivíduo.

Porém, o que nos esquecemos é que grande parte da geração de energia elétrica do Brasil vem de hidroelétricas e que a utilização da água acarreta direta e indiretamente a geração elétrica. Isso afeta, pontualmente, nas tarifas da conta de energia.

Então, lembre-se sempre de tomar banhos curtos e eficientes para evitar, não só o desperdício de água, como também para economizar na conta de energia.

3 ) Fique atento! Geladeira não foi feita para você abrir para refletir!

É comum termos a prática de abrir a geladeira e, automaticamente, esquecermos o que faríamos ali. Além de ser uma prática danosa a vida útil da nossa geladeira, também é um sério agravante para o aumento das tarifas da conta e energia.

Devemos fazer uso consciente dos eletrodomésticos, sejam quaisquer que sejam, principalmente os que envolvam temperaturas, como ar-condicionados, fogões elétricos, lareiras elétricas e chuveiros elétricos. Lembre-se sempre, eletricidade não é brincadeira, é algo sério e que tem que ser utilizado com seriedade e responsabilidade.

4 ) Viajou? Então desligue o disjuntor geral da casa para economizar energia!

Viajar é muito bom! Dar um tempo e recarregar as “baterias” durante um período de férias é inegavelmente legal. Porém, os nossos aparelhos eletrodomésticos não sabem quando saímos ou viajamos e continuam consumindo o consumiriam caso estivéssemos em casa. Então, fique atento e desligue os disjuntores possíveis sempre que for viajar!

Autor: Miguel Damásio

Quer mais? Sabia mais 5 dicas para diminuir os custos de sua conta de energia!

Textos relacionados:

  1. A geração fotovoltaica no cenário global
  2. Microgeração fotovoltaica: Como conseguir financiamento para a obtenção de um projeto de energia solar
  3. Minigeração: como economizar na conta de energia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *