Problemas enfrentados sem cabeamento estruturado

Cabeamento estruturado
Com a grande quantidade de inovações tecnológicas que surgem a cada dia, é comum a instalação de sistemas de cabeamento que interligam redes de computadores de forma improvisada.
Muitas vezes, essas ligações são feitas sem a mínima programação e em desacordo às técnicas específicas. Segundo uma pesquisa do Real Decisions Institute, o cabeamento estruturado mal realizado representa 70% dos problemas que costumam ocorrer nas redes.

Alguns problemas relacionados à falta de um projeto bem realizado de cabeamento estruturado:

  • Prejuízo à performance da rede;
  • Uma rede mal estruturada faz com que todas as aplicações funcionem de forma instável, provocando uma queda na performance, gerando também uma queda de produtividade na empresa;
  • Desorganização no ambiente;
  • Aumento de custos com manutenção.

É possível imaginar uma situação: você está visitando um datacenter pertencente a uma empresa altamente conceituada e acaba por quase tropeçar em um cabo instalado no meio do caminho. No local, é possível ver outros cabos expostos a uma goteira e fios que atravessam as mesas do escritório. Essa situação seria bastante desconfortável, já que a organização no ambiente de trabalho é essencial para o aumento da produtividade, certo?

Uma rede ser desorganizada, mal identificada e sem equipamentos armazenados adequadamente atrapalha bastante o seu funcionamento. Além do mais, e aumenta a frequência de necessidade de manutenção e o custo. Dessa forma, é essencial realizar um projeto de cabeamento estruturado para o seu negócio.
Autores: Henrique Rocha,  João Pedro Penelu

 

Leia mais: Razões para fazer um projeto de Cabeamento Estruturado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *