Queda de energia constante? Veja a possível causa e solução

Muitas pessoas passam por problemas de quedas de energia constantes em sua residência, seja quando estão usando o chuveiro elétrico e aparelhos de ar condicionado, seja por ligarem muitos equipamentos simultaneamente, ou por outros motivos.

Quando isso ocorre, o disjuntor desarma e surge a necessidade de liga-lo novamente. Em muitos dos casos, o cabo ligado ao disjuntor começa a apresentar sinais claros de derretimento ao longo da sua extensão, alertando ao perigo de um possível incêndio caso nenhuma atitude resolutiva seja tomada.

O motivo de isso acontecer é que os circuitos em questão estão fornecendo mais potência do que eles foram dimensionados a fornecer no seu projeto inicial devido à alta demanda de potência dos aparelhos ligados a ele. Diz-se, nesse caso, que a instalação está subdimensionada.

Para resolver esse problema, e principalmente caso queria ampliar a capacidade das suas instalações elétricas, é necessário rever a potência máxima permitida e a carga instalada do imóvel. Para isso, pode-se contatar uma empresa de engenharia elétrica que avaliará a situação e poderá fornecer um projeto para um novo Padrão de Entrada.

Um Padrão de Entrada é o conjunto de instalações elétricas e caixa de medidores que permitem o fornecimento de energia elétrica da concessionária à própria residência. O tipo de fornecimento pode ser monofásico, bifásico ou trifásico, a depender da carga instalada ou demanda da mesma.

Com o Padrão de Entrada correto, não apenas os possíveis problemas de queda de energia são resolvidos, mas também é garantida a segurança da fiação, dos equipamentos e de qualquer outro acidente relacionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *