Por que subestações são tão importantes?

As subestações estão em muitos lugares e isso se deve a sua importância. Elas facilitam a vida nos centros urbanos, diminuem o desperdício e contribuem para um mundo mais confortável.

Já imaginou como é difícil levar a eletricidade da fonte geradora até a sua casa?

As subestações nos ajudam a resolver esse dilema! Um dos problemas enfrentados é reduzir o custo e desperdício desse transporte.

Para se ter uma ideia se enviassem a eletricidade no formato que usamos em casa (220v) a uma potência de 500Kw por 10Km necessitaríamos de fios de no mínimo 15 cm de diâmetro, seria um custo enorme! Então, foi desenvolvida a técnica de aumentar a voltagem da eletricidade envida permitindo a redução do diâmetro dos fios. É aí que entram as subestações. Elas adaptam a voltagem para tornar o “transporte” da eletricidade economicamente viável e com menor gasto energético, já que ao reduzir a corrente, por consequência, reduz o efeito joule.

E as indústrias?

Linhas de transmissão de energia elétrica

As indústrias consomem boa parte da eletricidade gerada no Brasil. Essas grandes empresas costumam receber uma voltagem de 138Kv. Sendo assim, necessitam de suas próprias subestações e de equipamentos que transformam essa tensão de acordo com a demanda e normas técnicas. É muito importante estar em conformidade com a lei, já que a mesma é traçada para segurança de todos.

 

Fonte:  Coelba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *