Você já ouviu falar em Projeto de Instalações Elétricas – PIE?

O que é um PIE?

Um projeto de instalações elétricas é a composição de uma previsão escrita da instalação e todas as suas particularidades. Nele, estão contidos os pontos de utilização de energia elétrica, trajetos dos condutores, divisão de circuitos, as cargas de cada circuito, a carga total e outras especificações do projeto.

Dessa forma, o PIE é dimensionado de acordo com as necessidades de cada cliente. A ideia é proporcior conforto e maior otimização na sua execução. Para a entrega do projeto, são apresentados alguns documentos ao cliente: o memorial descritivo de cálculo, o quadro de cargas e suas atribuições e o diagrama unifilar.

Você sabe a importância de um Projeto de Instalações Elétricas?

Para evitar falhas de instalações e possíveis acidentes relacionados a rede elétrica, é necessária a elaboração de um PIE. Dessa maneira, ao contratar uma empresa para realizar o projeto, você terá a garantia de que todas as instalações estão de acordo com as normas brasileiras, prezando pela sua segurança e conforto.

Hoje, ao contratarmos um serviço, esperamos que ele tenha uma boa eficácia. Busca-se que não seja necessário perder tempo e capital para fazer reparos ou reformas.

Para que a obra seja executada de maneira correta, são realizadas etapas para um desenvolvimento impecável do seu projeto. Assim, evitamos os erros mais recorrentes associados à má composição e execução de um projeto elétrico, como oscilações na iluminação, utilização restrita de determinados eletrodomésticos e a queda recorrente de disjuntores.

E ainda tem mais: com um projeto elétrico, podemos reduzir os gastos com materiais da obra! Otimizando a posição dos quadros de distribuição e, consequentemente, reduzindo o comprimento necessário de eletrodutos e condutores. Também, outros materiais podem ser contabilizados mais precisamente, de forma a evitar desperdícios. Ou seja, você só sai ganhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *