Grandes empresas investem alto em energia renovável no Nordeste

Conhecida por seus grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias no aprimoramento da geração e transmissão de energia, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) desenvolve um projeto pioneiro que promete ser referência em geração de energia solar com painéis fotovoltaicos flutuantes em reservatórios de hidrelétricas. Os painéis estão localizados na região de Sobradinho, na Bahia, e conta com uma única plataforma, com 7,3 mil módulos de placas solares, área total de 10 mil metros quadrados e capacidade de gerar 1 megawatt-pico (MWp), tendo sido investidos mais de R$ 56 milhões no projeto.

Fontes: Agência Brasil Correio brasiliense

A ideia da empresa é garantir alternativas para a expansão das fontes de geração de energia para suprir o gap energético brasileiro, como afirma o Ministro de Minas e Energia, Moreira Franco: “Temos que aumentar a produção de energia. Se não tivéssemos tido a maior crise econômica da história, teríamos apagão. Se o país crescer a uma taxa de 2,5% ao ano, vai faltar energia”.

Os desafios enfrentados pelo projeto são vários, e a empresa investe pesado em alternativas inovadoras para superá-los. É o caso do sistema de ancoragens para as placas, que estão situadas em um rio e numa barragem de água corrente, devido a abertura dos varredouros. Além disso, o sistema de conversão e conexão com a rede de energia também são pioneiros, onde serão utilizados contêineres para a conversão de corrente contínua (produzida pelas placas) em alternada, podendo ser direcionada para as redes de transmissão das usinas hidroelétricas.


Os benefícios enxergados pela empresa
A CHESF enxerga o grande potencial das terras nordestinas, sendo caracterizadas por Moreira Franco, Ministro de Minas e Energia, como um lugar onde há muito sol e vento. “Temos que diversificar nossas fontes, buscar energia solar, eólica e hídrica, testando todas. Usar termelétricas com gás, biocombustível. Temos que aproveitar que, no Nordeste, há muito sol e vento, que são fontes de energia mais baratas”, destacou.
Em virtude da alta incidência de radiação solar, que lhe confere o maior potencial de energia solar disponível no Brasil, com uma radiação global média estimada em 5,9 kWh/m² de acordo com o Atlas Brasileiro de Energia Solar (PEREIRA et al. 2006), o Nordeste tem se tornado visível frente aos investimentos de empresas em energias renováveis. Entretanto, ainda há um espaço muito grande de expansão na utilização da energia solar pela população, que ainda não aproveita os benefícios da desta modalidade de geração em seu dia-a-dia


Microgeração fotovoltaica
​A parcela da população que tem investido em gerar a própria energia solar e anular custos referente a isso utiliza de duas modalidades na geração de energia fotovoltaica, sendo ela On Grid ou Off Grid.

​Na geração On Grid, o projeto de microgeração é realizado visando a conexão dos módulos diretamente na rede de energia da Coelba. Isso significa que o estabelecimento não utilizará da energia gerada pelas placas, mas trocará a energia gerada por energia direta da rede de distribuição. Com isso, surge um sistema de créditos, em que se a energia consumida for menor que a energia gerada, o proprietário ganhará esse excedente em créditos na conta de energia, que poderá ser utilizada em períodos chuvosos, quando a eficiência das placas reduz, ou em alguma outra propriedade no nome desta pessoa física ou jurídica. Neste caso, a qualidade da geração de energia passa a ser uma responsabilidade do órgão Coelba, e o proprietário se abstém dessas preocupações.

​A segunda modalidade é a geração Off Grid, em que a energia gerada será utilizada no próprio estabelecimento ou residência. Neste caso, todos os custos com manutenção serão do próprio proprietário, que também deverá se preocupar com a qualidade da energia, como a frequência gerada, entre outros aspectos.

 

A EletroJr realiza projetos de instalação de placas fotovoltaicas em residências, lojas ou outros estabelecimentos! Entre em contato conosco para obter um orçamento gratuito! Veja mais sobre o assunto: Como Valorizar seu imóvel utilizando a luz do Sol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *