Ligação elétrica no seu estabelecimento em 3 passos

            O dia a dia de quem está em reforma, pretende comprar uma nova máquina para seu estabelecimento, mudar o tipo de ligação em sua casa ou está em com alguma construção em andamento tende a causar bastante dor de cabeça devido aos inúmeros afazeres e preocupações presentes nesse tipo de situação. Uma delas se refere ao fornecimento de energia elétrica, que para muitos ainda parece ser um procedimento muito burocrático, mas, com o intuito de torná-lo mais simples, fizemos um rápido resumo em três passos de como conseguir eliminar esse item de sua lista de tarefas. Detalhe: uma vez cumprindo com a primeira parte não precisa se preocupar com a parte mais complicada, que é o item 2: nós mesmos nos encarregamos disso por você!

1º passo: Busque uma empresa de Engenharia

O fato de você estar lendo este texto já demonstra que está no caminho certo! Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito.

            Esse é o passo mais evitado pelos consumidores brasileiros, muitas vezes buscando algum viés menos custoso e mais rápido para driblar a inchada burocracia do país. Mas para conseguir a ligação elétrica ou mudança do tipo de ligação (monofásica, bifásica ou trifásica) a Coelba (distribuidora responsável na Bahia) exige um projeto de engenharia para análise antes da aprovação.

            Isso é necessário pois a distribuidora precisa ter dimensionado os cabos e eletrodutos, os tipos de ligação conforme a quantidade de equipamentos instalados na residência, a demanda a ser fornecida, entre outros itens que estarão presentes no memorial de cálculo entregue e assinado por um engenheiro eletricista.

            Desta forma, não há outro primeiro passo senão buscar por um profissional qualificado que guie o restante do processo, ou que verifique se será necessária alguma mudança no tipo ligação (monofásica, bifásica ou trifásica) com a instalação de seu equipamento.

 

2º passo: Realização dos cálculos técnicos exigidos pela concessionária (essa parte é com a gente)

        Após se atualizar da situação do estabelecimento, o engenheiro precisará realizar um projeto que dimensione um padrão de entrada de energia de acordo com as exigências da norma regulamentadora ENG 021. Esses cálculos deverão estar dispostos no Memorial Descritivo, que pode ser encontrado tal como segue:

“O Memorial Descritivo do Projeto deve conter no mínimo os seguintes itens de segurança:

  1. a) Diagramas unifilares;
  2. b) Especificação dos dispositivos de desligamento dos circuitos elétricos com recursos que impeçam religações indevidas;
  3. c) Especificação da configuração do esquema de aterramento utilizado;
  4. d) Descrição do sistema de identificação de circuitos elétricos e equipamentos, incluindo dispositivos de manobra, de controle, de proteção, de intertravamento, dos condutores e os próprios equipamentos, definindo como tais indicações devem ser aplicadas fisicamente aos componentes das instalações;
  5. e) Descrição do princípio funcional dos dispositivos de proteção, constantes do projeto, destinados à segurança das pessoas”

            Esse é o passo mais importante para se conseguir o fornecimento de energia em sua residência, uma vez que será este o documento analisado pela Coelba para aprovar ou não sua ligação.

3º passo) Separe os documentos necessários para entrega do projeto

O último passo é a entrega final do projeto, juntamente com todos os documentos necessários e exigidos pela norma de Fornecimento de Energia Elétrica da Coelba. Nessa etapa será entregue a solicitação de ligação de energia juntamente com os seguintes itens:

  1. a) Memorial Descritivo do Projeto
  2. b) Nome do proprietário e dados pessoais;
  3. c) Localização;
  4. d) Município;
  5. e) Número de pavimentos;
  6. f) Finalidade da instalação;
  7. g) Cortes, esquema vertical e plantas baixas;
  8. h) Carga instalada / demanda calculada, referentes à instalação;

            É importante frisar que assim que o projeto é entregue na Coelba ele será analisado em até 30 dias, que é o prazo estabelecido pela concessionária, podendo ser aprovado dentro deste período. Caso existam débitos pendentes, como contas atrasadas, o pedido será inviabilizado.

            A EletroJr possui a experiência requerida para lidar com os passos necessários para se conseguir uma ligação na rede elétrica, realizando todos os trâmites e análises junto a concessionária, permitindo sempre o melhor conforto e agilidade para nossos clientes. Para solicitar seu orçamento com visita totalmente gratuita em Salvador clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *