Marketing em uma empresa de Engenharia

Toda empresa necessita de um norte, um mapa, algo que guie as suas ações. No setor comercial o responsável por guiar e coordenar as decisões é o departamento de Marketing -na EletroJr não é diferente.

Há 16 anos atuamos no mercado de engenharia elétrica baiano, realizando mais de 500 projetos. Durante nossa existência as estratégias de mercado implementadas sempre foram parte essencial desse sucesso.

 

Stakeholders e o caso da Nestlé

A primeira e mais comum, mas ainda efetiva é a manutenção do branding. As pessoas precisam conhecer sua marca e saber os valores que a sua companhia quer transmitir, se identificando com eles (marketing 3.0).

 

Durante todo século XX houve um branding muito negativo dos encanamentos e tratamento de água, mesmo atualmente sendo muito seguro beber água de pia em um edifício com um tanque água que esteja com a manutenção em dia, algo muito comum em prédios de classe A,B. Contudo, esse é o público que mais utiliza água engarrafada ou que passa por processos extras de filtragem e esterilização. A Nestlé percebeu essa tendência e que ela correspondia ao seu branding, uma empresa que protege a família, basta olhar seu logo -um ninho de passarinho- então há mais de três décadas a Nestlé vem comprando nascentes de água mineral em todo mundo de forma descomunal, gerando até a preocupação do governo do Canadá com o acesso universal a água potável.

 

O branding pode ser seu maior aliado ou inimigo. Hoje com as redes sociais é possível divulgar ações positivas da sua marca que afetam a vida das pessoas, além de sempre dar o melhor tratamento para o cliente em todas as experiências com sua empresa. Um desses tratamentos da EletroJr é nossa área do cliente, onde nosso comprador pode acessar todo o andamento do seu projeto em tempo real.

Aspectos Técnicos

O domínio sobre o conteúdo do portfólio da empresa, bem como de seus processos, é essencial, especialmente quando se trata de uma empresa de engenharia. O membro ou funcionário que atende o telefone, por exemplo, deve estar apto a responder prontamente a quaisquer perguntas, sejam elas técnicas ou operacionais, de modo a diminuir a exaustiva transição entre pessoas responsáveis pela resposta enquanto o cliente espera do outro lado da linha.

 

Ressaltar vantagens

Nas propagandas da EletroJr, por exemplo, destacamos o fato de fazermos visitas técnicas gratuitas na região de Salvador. Isso aumenta a probabilidade de o visitante da página se interessar e entrar em contato. Também destacamos atributos como preço abaixo do mercado e competência no desenvolvimento dos serviços.

 

Marketing Digital

Outra estratégia essencial é o marketing digital. Em nossa empresa podemos destacar o uso do Adwords e analytics, ferramentas do Google responsáveis por anúncios em pesquisas realizadas na plataforma e análise de dados do seu site respectivamente. Dentro do Adwords é possível construir campanhas de anúncios para determinados segmentos da sua empresa como Segurança e construção/reforma, por exemplo. Nesses grupos de anúncio é possível estudar como um cliente pesquisaria seu serviço no Google e a partir disso observar as estáticas de comportamento das pessoas na rede mundial de computadores como idade, sexo, interesses na web, páginas mais visualizadas, cidade, horário, modelo de celular, tempo de carregamento etc. Todos esses dados são compilados e analisados para saber se o marketing está acertando ou errando e onde estão esses erros.

Vale lembrar que o Marketing evolui todo dia e é importante se atualizar constantemente. Saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo e quais são as tendências do mercado, perceber a hora de investir e a hora de parar com uma ação que pode parecer maravilhosa no papel ou em outra empresa, mas quando aplicada no seu cenário não vai bem. Para concluir, o marketing no mercado de engenharia é estratégia e constante adaptação.

Adaptar-se é sobreviver.

Conheça nosso site nossos serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *